Projetos

Filtrar por:

Futuro Verde

Município de Palmitos foi colonizado por agricultores oriundos, principalmente, do estado gaúcho. Vinham para cá com a intenção de derrubar a mata para vender a madeira, e com o solo "limpo" plantar milho, feijão, etc., e para criação de animais no pasto. Esta cultura veio por anos, e o resultado é um futuro preocupante, pois a mata ajuda em todo o equilíbrio do ambiente, com alimentos para animais silvestres, manutenção de nascentes, evitar problema de erosão, (que é uma preocupação no nosso município em especial nos períodos chuvosos). A partir desse problema, decidimos plantar 100 mudas de árvores em uma propriedade do interior do município. Propriedade escolhida tem uma nascente de água que serve para o consumo de duas famílias e de suas respectivas atividades agrícolas.

Postado em de de por Rotaract Club de Palmitos

MARAVILHA DE NASCENTE

Projeto que visa recuperar e cuidar da área que envolve as nascentes do Rio Iracema, rio este que passa pelo centro da cidade de Maravilha e abastece com água municípios vizinhos. Após haver um ambiente de proteção será preparada a área para receber visitas de escolares para momentos de conscientização ambietal, em conjunto com escolas.

Postado em de de por Rotary Club de Maravilha-Centro

Mais Verde

A crescente degradação ambiental não é mais exclusividade apenas dos grandes centros industriais. Em cidades do interior, um dos temas de preservação é a recuperação da mata nativa. Uma vez que os desmatamentos acarretam em problemas sistêmicos que começam com erosões, assoreamento, diminuição da vazão das nascentes, modificação no microclima e alteração do ecossistema. Como forma de diminuir tamanha agressão, o presente projeto busca atuar no plantio de árvores nativas em áreas de preservação ambiental. O projeto Mais Verde tem o intuito de realizar os alinhamentos necessários para fomentar o plantio de árvores nativas e consequente significância na restauração florestal do Eco Parque Eduval Ogliari Sol Nascente. Ademais, foi implantada uma horta comunitária no local, que irá produzir hortaliças diversas, e promoverá o acesso e a disponibilidade das mesmas de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para a comunidade local. Outrossim, o projeto objetivou a celebração do Cinquentenário do programa Rotaract Club, que no mês de março completou 50 anos de existência mundo afora, o Rotaract Club de Xaxim plantou 50 mudas de árvores. Cada árvore plantada representou um ano de existência deste programa, que vem há 50 anos transformando vidas através do servir.    

Postado em de de por Rotaract Club de Xaxim

Arborização Solidária

Tendo em vista o aquecimento global, o desmatamento, a escassez de água potável. O Rotaract Club de Pinhalzinho abraçou o Projeto Distrital Denominado "Arborização Solidária".  Recuperar gradativamente o meio ambiente dos danos causados pelos desmatamentos incontroláveis, queimadas, poluição das nascentes, riachos, rios, mares. 

Postado em de de por Rotaract Club de Pinhalzinho

Dia Mundial da Água

O Rotaract como club de serviço, deve lutar e garantir uma qualidade básica de subsistência. E é por isso que o Rotaract abraça todas as causas que visem proteger os reparar danos causados ao meio ambiente. Ajudando a conscientizar a população sobre o seu papel. 

Postado em de de por Rotaract Club de Pinhalzinho

Projeto conhecer para preservar

  O Rotary Club de Saudades desenvolverá o Projeto Conhecer para Preservar, como uma Unidade didática para alunos da rede municipal e estadual e ainda alunos do município de Pinhalzinho, tendo como local o Santuário Ecológico Nossa Senhora Aparecida. Os parceiros serão Rotaract Club de Saudades, Paróquia Sagrada Família, Secretaria Municipal de Educação de Saudades e Pinhalzinho, Escola Municipal de Educação Fundamental - EMEF, Escola Rodrigues Alves, escolas das comunidades do interior do município de Saudades.  O slogan do Projeto será desenvolvido pelos alunos do 5º ano da EMEF. O Grupo que melhor desenvolver será premiado com livros de Educação Ambiental. 

Postado em de de por Rotary Club de Saudades

Localizar site dos clubes